Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Notícias

Reunião de coordenação com participação de agências federais no Centro de Operações da 16ª Brigada de Infantaria de Selva

Publicado: Segunda, 10 de Abril de 2023, 15h44 | Última atualização em Segunda, 10 de Abril de 2023, 15h44 | Acessos: 423
imagem sem descrição.

Tabatinga (AM) - Agências federais participaram na manhã desta sexta-feira (24/03) da reunião de coordenação com o Centro de Operações da 16ª Brigada de Infantaria de Selva (16ª Bda Inf Sl), que se encontra em Tabatinga (AM) para o desencadeamento da Operação JACUIXITO, que tem a finalidade de prevenir e reprimir crimes transfronteiriços e ambientais a área de operações. 

O Comandante da 16ª Bda Inf Sl, General de Brigada Ricardo Moussallem, recebeu os representantes dos diversos órgãos. “A ideia é deixar os senhores cientes do que vai ocorrer durante a operação e também ouvir as sugestões para melhorar o processo previsto”, disse.

O oficial de operações da 16ª Bda Inf Sl, Major Cunha, explanou aos participantes detalhes de como a operação irá funcionar, meios a serem utilizados, objetivos a serem alcançados e o envolvimento de cada agência.

Além de militares do Quartel General (QG) do Comando Militar da Amazônia (CMA), a Operação JACUIXITO conta com uma força da tropa do 17º Batalhão de Infantaria de Selva (17º BIS), de Tefé, e do 8º Batalhão de Infantaria de Selva (8º BIS), de Tabatinga, ambos no Amazonas.

Conforme o major Cunha, a região da Operação tem aproximadamente o mesmo tamanho de Portugal. “A operação ocorre na segunda maior Terra Indígena do Brasil e maior concentração de povos isolados do mundo”, detalhou.

Como forma de proteger as populações indígenas locais, foi cumprido o protocolo sanitário da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), relacionado com a  entrada em territórios de Povos Indígenas de Recente Contato (PIRC), os militares que estão em deslocamento para a área de atuação da operação, estiveram em quarentena.

“Nossa tropa passou pela quarentena seguindo as orientações do protocolo sanitário. Após a quarentena, iniciamos os deslocamentos no dia 11 de março. Quando iniciarem as atividades como contato com a população local, serão submetidos à testagem e avaliação médica”, reforçou o major Cunha.

Durante a operação, ocorrerá patrulhamento fluvial, patrulhamento da BR 307, controle de pontos críticos, ações cívico social, além do transporte aéreo logístico. Desta forma o Exército Brasileiro contribui para o ao desenvolvimento regional e com a preservação do meio ambiente.

Os representantes das agências, ao se pronunciarem, reforçaram a necessidade de atuação nessas áreas e completaram que esperam contribuir para o sucesso da operação.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página