16ª Brigada de Infantaria de Selva realiza preparativos para Op JACUIXITO, no Vale do Javari
Tabatinga (AM) – Na sexta-feira, 24 de março, foi realizada emissão de ordens de operações dos comandantes das Organizações Militares (OMs) e Apronto Operacional para a Operação JACUIXITO. A emissão de ordens aconteceu durante um briefing com o Comandante da 16ª Brigada de Infantaria de Selva (16ª Bda Inf Sl), General de Brigada Ricardo Moussallem.
A tropa da 2ª Companhia de Fuzileiros de Selva, pertencente ao Comando de Fronteira Solimões/8° Batalhão de Infantaria de Selva (Cmdo Fron Solimões/8º BIS) passou por um Apronto Operacional, quando foi possível verificar as condições de equipamento, armamento, material e higidez física dos envolvidos na atividade, demonstrando a sua competência profissional, capacidade operacional e prontidão, além do espírito de corpo e disciplina da tropa.
A operação faz parte das ações anuais do Comando Militar da Amazônia (CMA), por intermédio do Centro de Coordenação de Operações (C Cop) do CMA. A operação expressa a capilaridade do Comando Militar da Amazônia na extensa área sob sua responsabilidade e tem por finalidade a prevenção e repressão a crimes transfronteiriços e ambientais na área de operações e ocorrerá nos municípios de Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Tabatinga e São Paulo de Olivença, enquadrados na Faixa de Fronteira.
Serão utilizadas 30 embarcações, 15 viaturas, 2 helicópteros, 3 ferryboat e 1 regional, além de aproximadamente 327 militares. Durante a Operação JACUIXITO as tropas militares deverão percorrer aproximadamente 7.500 quilômetros de rios.
O Apronto e o briefing marcam o início da missão executada pela 16ª Brigada de Infantaria de Selva (16ª Bda Inf Sl), “Brigada das Missões”.