Passagem de Função de Adjunto de Comando da 16ª Bda Inf Sl
A 16ª Brigada de Infantaria de Selva (16ª Bda Inf Sl), “Brigada das Missões”, realizou, no dia 9 de novembro, a solenidade de passagem de função de Adjunto de Comando do Subtenente Jairo Morais Araújo, pioneiro da função nesta Brigada, para o Subtenente Edécio Pedro Gonzaga.
A solenidade foi presidida pelo comandante da 16ª Bda Inf Sl, o Senhor General de Brigada Carlos Feitosa Rodrigues, e contou com a presença de representação de Subtenentes e Sargentos. Além da passagem de função, foi realizada, também, a inauguração da galeria dos adjuntos de comando da Brigada das Missões, onde ficou exposta para a posteridade a foto do adjunto de comando substituído.
A criação do cargo de Adjunto de Comando tem, como um dos objetivos, distinguir o subtenente ou o primeiro-sargento que apresente destacada liderança, reconhecida competência profissional e ilibada conduta pessoal. A idéia foi concebida com a finalidade de valorizar a carreira do graduado.
Entre as atribuições do Adjunto de Comando estão: ser divulgador da ética e dos valores militares; ser fortalecedor dos padrões do comportamento militar; ser o facilitador da comunicação entre o Comando e as praças; ser divulgador da missão e da visão da unidade e dos conceitos do comando; e assessorar o comando em assuntos disciplinares, de instrução, de bem-estar, incluindo o da família militar, e em outros que envolvam as praças.