Resultados da Operação Escudo na área da 16ª Bda Inf Sl
Durante os meses de dezembro de 2023 e de janeiro de 2024, a 16ª Brigada de Infantaria de Selva (16ª Bda Inf Sl) demonstrou sua prontidão operacional na Operação Escudo, colaborando com o Comando Militar da Amazônia no combate ao narcotráfico, crimes transfronteiriços e ambientais, na proteção do meio ambiente e fortalecendo a Defesa da Pátria nos "Rincões da Amazônia".
Nesse período, foram apreendidas drogas (855kg de skank e 5 kg de pasta base de cocaina), armamentos, munições, embarcações, pescado irregular, entre outros, gerando cerca de 18 milhões em apreensões.
A Brigada patrulhou, ainda, cerca de 970 km dos rios fronteiriços com as nações irmãs da Colômbia e Peru, o que possibilitou a revista de 490 embarcações civis e de 2457 pessoas, percorrendo várias comunidades ribeirinhas e indígenas ao longo do caminho, levando a segurança a ambos.
A 16ª Bda Inf Sl atua na Operação Escudo por meio de operações de Reconhecimento de Fronteira (REFRON) e montagem de Posto de Controle e Inspeção Fluvial (PCIFlu).
Essas ações visam fiscalizar os rios, controlando o fluxo e contribuindo para a redução de ilícitos na região. As atuações da Brigada das Missões reforçam a segurança na Amazônia Ocidental, corroborando para a manutenção da Soberania Nacional e Defesa da Pátria.
#operacionalidade
#credibilidade