Operação Ágata Amazônia 2024 proporciona saúde básica aos povos originários do Alto Solimões
Buscando levar atenção médica básica aos amazônidas e povos originários, o Navio de Assistência Hospitalar (NAsH) “Dr. Montenegro”, um dos meios empregados na Operação Ágata Amazônia 2024, prestou Assistência Hospitalar (ASSHOP) às comunidades indígenas de Palmares e Feijoal, no Alto Solimões, como uma das ações da Força-Tarefa Conjunta Componente.
Nos dias 19 e 21 de agosto, o NAsH “Dr. Montenegro” realizou 328 atendimentos médicos e odontológicos de indígenas da etnia Tikuna, além de 2.548 procedimentos médicos efetuados, 7.381 medicamentos distribuídos e 3.126 itens odontológicos distribuidos.
Além do combate aos ilícitos transfronteiriços, a Operação ÁGATA Amazônia 2024 também está levando atendimentos de saúde básica às comunidades ribeirinhas e povos originários que vivem na área de operações.
Nessa operação, coordenada pelo Comando Conjunto Upiara e que envolve a colaboração de órgãos e agências governamentais, realiza uma série de ações integradas para combater ilícitos transfronteiriços e ambientais na região amazônica, abrangendo uma área de mais de 600 mil quilômetros quadrados, com foco especial nas regiões do Vale do Javari, Japurá, São Gabriel da Cachoeira e Santa Izabel do Rio Negro.