Comandante do Comando Conjunto da Ágata – Comando Conjunto UIARA – verifica o aprestamento das tropas da Brigada das Missões
Tefé (AM) – O Comandante Conjunto da Ágata – Comando Conjunto uiara – Vice-Almirante Thadeu Marcos Orosco Coelho Lobo, deslocou-se nesta sexta-feira (05/05) para a Guarnição de Tefé afim de verificar o aprestamento de parte das tropas da 16ª Brigada de Infantaria de Selva (16ª Bda Inf Sl) que participarão da operação.
Durante o Apronto Operacional o Vice-Almirante Lobo verificou as condições do material das tropas do Comando de Fronteira Japurá/17º Batalhão de Infantaria de Selva (17º BIS) e a capacidade operacional dos militares desta Organização Militar, que são sentinelas da Amazônia Ocidental. O Comandante do 17º BIS, Tenente-Coronel Ronaldo Baeta Nogueira, apresentou a manobra que será realizada pelo Batalhão e os materiais de uso individual e coletivo que serão utilizados.
O Vice-Almirante Lobo destacou, durante as suas palavras, a importância do trabalho Conjunto e a presença das Forças Armadas para o desenvolvimento e a soberania da Amazônia “Não importa se somos soldados, marinheiros ou aviadores. Somos todos iguais e lutamos pela soberania da Amazônia”.
Já a Inspeção ao Terminal Fluvial foi conduzida pelo Chefe do Estado-Maior da 16ª Bda Inf Sl, Cel Alexandre Gonzalez Cavalcante Pereira. O Coronel conferiu as embarcações e as tripulações da 16ª Base Logística que conduzirão as tropas da “Brigada das Missões” pelos rios da Amazônia. Aproximadamente 6.500 quilômetros devem ser navegados ao longo da operação pelas embarcações logísticas, transportando homens, alimentos, medicamentos, equipamentos e combustível.
A operação Ágata – Comando Conjunto Uiara – que é uma operação interagências, visa combater os crimes transfronteiriços e ambientais, e está sendo coordenada pelo Ministério da Defesa e executada pela Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e Força Aérea Brasileira em cooperação com órgãos de segurança pública e fiscalização federais, estaduais e municipais e agências governamentais.
Durante a operação estão previstas ações de assistência médica e odontológica a serem realizadas em comunidades indígenas, além de exames laboratoriais e distribuição de medicamentos e vacinação.