Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Notícias

Brigada das Missões: 53 anos de história e transformação na defesa da Pátria e manutenção da nossa soberania.

Publicado: Segunda, 11 de Novembro de 2024, 17h44 | Última atualização em Segunda, 11 de Novembro de 2024, 17h47 | Acessos: 16
imagem sem descrição.

Em comemoração ao seu 53º aniversário, a "Brigada das Missões" relembra, com orgulho, sua trajetória e o legado de dedicação à defesa da Pátria e manutenção da nossa soberania. Sua gênese remonta ao dia 11 de novembro de 1971, quando foi criado o 1º Grupamento de Fronteira (1º Gpt Fron), com sede inicial em Cruz Alta/RS e, em 1972, transferido para Santo Ângelo/RS. Em 1980, o Gpt foi extinto e deu lugar à 16ª Brigada de Infantaria Motorizada (16ª Bda Inf Mtz), que ficou subordinada à 3ª Divisão de Exército e distribuiu suas OM em cidades do Rio Grande do Sul.

A transferência da Brigada para a Região Amazônica iniciou-se em 1992, com o escalão avançado temporariamente estabelecido em Manaus, nas instalações do 2º Grupamento de Engenharia de Construção. Em 1993, a Brigada foi definitivamente realocada para Tefé/AM.
Na Amazônia Ocidental, a Brigada consolidou sua estrutura organizacional, composta pelo Cmdo Fron SOLIMÕES/8º BIS, o atual Cmdo Fron JAPURÁ/17º BIS, 16ª Ba Log, Cia C, 34º Pel PE, 16º Pel Com Sl e o Posto Médico de Guarnição.

Hoje, a 16ª Brigada de Infantaria de Selva desempenha um papel fundamental na defesa da Pátria, realizando continuamente operações na faixa de fronteira e Ações Cívico-Sociais (ACISO).
Suas ações visam não apenas colaborar no combate aos crimes ambientais e transfronteiriços, mas também, garantir o bem-estar, a segurança e a proteção aos povos originários e à população amazônida, reafirmando seu compromisso inabalável com a soberania nacional e a integridade do território.

🔰Exército presente, Amazônia protegida.

registrado em:
Fim do conteúdo da página