16ª Brigada de Infantaria de Selva realiza Exercício de Comando e Controle (C2) com as suas tropas na Faixa de Fronteira
A 16ª Brigada de Infantaria de Selva (16ª Bda Inf Sl), “Brigada das Missões”, realizou o primeiro Exercício de Comando e Controle (C2) - Comunicações e Radiofrequência, no dia 17 de janeiro de 2024, com a participação do Comando de Fronteira Solimões/8º Batalhão de Infantaria de Selva, do 17º Batalhão de Infantaria de Selva e dos 04 (quatro) Pelotões Especiais de Fronteira (PEF) pertencentes a esses dois Batalhões.
O exercício foi coordenado pelo 16º Pelotão de Comunicações de Selva (16ª Pel Com Sl) e teve como principal objetivo manter a prontidão operacional das tropas da Brigada, adestrando os militares das frações de Comunicações no emprego dos equipamentos-rádio e das tecnologias de C2 para melhor utilização nas operações em ambiente de selva na área de responsabilidade da "Brigada das Missões".
Nas Guarnições de Tefé e Tabatinga foram realizados contatos-rádio com os PEF, sendo o enlace mais curto de 189 Km e o mais longo a uma distância de 744 km. Além do contato, também foi possível fazer a transmissão de dados por meio da rede-rádio estabelecida.