Operação Escudo - tropas da 16ª Bda Inf Sl não pararam durante o feriado de carnaval.
Durante o feriado de Carnaval, a 16ª Brigada de Infantaria de Selva (16ª Bda Inf SI) não parou, se adestrando e guarnecendo a fronteira brasileira 24 horas e 7 dias por semana, na Operação Escudo do Comando Militar da Amazônia.
Numa das ações dessa Operação, no último 9 de fevereiro, na região do 2° Pelotão Especial de Fronteira (PEF) - Ipiranga, na calha do Rio Içá, foram apreendidos cartuchos de munição que estavam sendo conduzidos sem a devida autorização.
Ainda, no dia 14 de fevereiro, foram neutralizadas três (03) dragas utilizadas no garimpo ilegal, também na área de atuação do 2° PEF, na calha do Rio Puretê.
Tais neutralizações foram resultados de troca de informações entre as tropas do Brasil e Colômbia, por meio da Brigada de Selva N° 26, sediada na cidade colombiana de Letícia.
Como fruto destes últimos dias da Operação Escudo, deixaram de ser lançados 0,4 Kg de mercúrio no meio ambiente, preservando 1,2 hectares de floresta nativa, gerando, ainda, um prejuízo de cerca de R$ 2,25 milhões aos agentes delituosos.
A Operação Escudo é executada permanentemente pelos PEF, no contexto da Defesa da Pátria, que realizam a vigilância e proteção das fronteiras brasileiras, mantendo a presença do Estado, a soberania nacional e, ainda, colaborando no combate ao narcotráfico, aos crimes transfronteiriços e ambientais na faixa de fronteira.