O 17º Batalhão de Infantaria de Selva inicia preparativos para operação no Rio Traíra
O 17º Batalhão de Infantaria de Selva iniciou, no dia 23 de agosto, o deslocamento de militares para realizar a substituição do efetivo no 3º Pelotão Especial de Fronteira, em Vila Bitencourt. Os militares atuarão no patrulhamento do Rio Traíra, que fica na fronteira com a Colômbia. Essa operação visa combater os crimes transfronteiriços na região, sendo o tráfico de drogas o ilícito mais comum.
A substituição é precedida de um treinamento previsto no Módulo Preparatório dos Pelotões Especiais de Fronteira, no qual todos militares realizam instruções de tiro embarcado, tiro de frações e tiro de armas coletivas, além de instruções de comunicações, reconhecimento de fronteira e inteligência etnográfica.
Para preservar a Amazônia Ocidental e garantir ações significativas e efetivas de proteção ambiental, a 16ª Brigada de Infantaria de Selva toma como base os dados de inteligência para que os Pelotões Especiais de Fronteira atuem na proteção das comunidades indígenas e fiscalização da fronteira.
"EXÉRCITO BRASILEIRO: BRAÇO FORTE - MÃO AMIGA"