CMA inaugura obra de trafegabilidade no no 4º PEF - Estirão do Equador.
Em 10 de outubro, o Comandante Militar da Amazônia, General Costa Neves, inaugurou a obra de implantação da via de trafegabilidade na estrada de acesso do 4º Pelotão Especial de Fronteira (4º PEF) ao aeródromo de Estirão do Equador. A obra foi conduzida pelo 6º Batalhão de Engenharia de Construção (6º BEC) que, mais uma vez, reforçou a Mão Amiga e o Braço Forte do Exército na Amazônia. A obra permitirá o tráfego de veículos e de pessoas durante todo o ano, beneficiando tanto o 4º PEF quanto a Comunidade de Estirão do Equador.
A obra teve início em 2016 com a reforma da ponte de madeira General Rodrigo Octávio, com 100 (cem) metros de extensão. Os trabalhos constituíram-se em enorme desafio operacional e logístico, dadas as complexidades da Região Amazônica e as distâncias da localidade de Estirão do Equador até Boa Vista, sede do 6º BEC. Para tal, foram empregados os modais terrestres (Boa Vista – Manaus), fluvial (Manaus – Estirão do Equador), pelos rios Solimões e Javari, e aéreo (Boa Vista – Manaus – Estirão do Equador).
O Destacamento Estirão do Equador do 6º BEC, com efetivo médio de 60 (sessenta) militares, constituiu-se, ao longo desses anos, como o destacamento mais remoto e complexo da Engenharia Militar do Exército, considerando o isolamento e a precariedade dos recursos locais. Os efetivos eram mobilizados desde o mês de abril até o mês de novembro de cada ano, período da estiagem amazônica.